sábado, 25 de junho de 2011

O que se entende por Desenvolvimento Curricular - PERGUNTAS

  • O autor afirma que o "currículo como práxis" se diferencia do "currículo como racionalidade técnica". Explique em que consiste  a concepção do currículo como práxis. Pesquise na internet, exemplos de escolas que colocam em prática esta concepção de currículo. Insira vídeos, imagens, links.


O currículo como práxis é visto a partir das ideias do autor José Pacheco em seu livro Escritos Curriculares, como sendo elaborado e discutido diante de uma problemática da localidade onde a escola esta inserida, a partir daí professores, alunos e outros membros da comunidade escolar tem um espaço para a discussão para negociar e determinar os conteúdos curriculares. A imagem base é que a escola esteja organizada para uma aprendizagem reflexiva.

Exemplo de escola que colocaram em prática a concepção de Currículo de Praxis.


O Programa Escola do Povo, projeto social desenvolvido pela União dos Moradores de  Paraisópolis, visa erradicar o analfabetismo na comunidade. Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo e a quinta do Brasil, tem cerca de 80 mil habitantes e 15 mil analfabetos. É a primeira favela do Brasil a erradicar o analfabetismo.


A União dos Moradores, que atua com alfabetização de adultos desde 2003, em novembro de 2006 recebeu o prêmio da revista Dolce Vita na categoria “Ação em Educação & Cultura”. Esta revista identifica e reconhece através de um troféu as ações que promovem a diminuição da desigualdade social e a busca por melhores condições de vida.



O Programa Manos e Minas, da TV Cultura, exibiu uma reportagem sobre a Escola do Povo.



  • Na página 46, o autor apresenta um esquema indicando os pontos de partida e de chegada do desenvolvimento curricular. Explique este esquema.  A partir dele, faça um novo esquema indicando as ideias que VOCÊ considera adequadas à concepção de currículo apresentada.




Relação do filme Giordano Bruno com o texto "Escritos Curriculares"



 O trecho apresentado acima do filme Giordano Bruno, retrata os desafios que os filósofos e educadores tiveram que enfrenta para desmontar o sistema que a igreja impunha sobre os estudos, o currículo das universidades era controlado diretamente pela igreja, um currículo direcionado aos poucos homens que conseguiam ter acesso a universidade, mas que eram controlados em sua formação , como diz no livro Escritos Curriculares de JOSE PACHECO onde o autor explicita que o currículo e uma definição das finalidades da educação pretendida. Então é possível imaginar o por que que a igreja controlava a Educação.   Durante muito tempo esse sistema controlou a sociedade, através da escola. 
Trazendo as reflexões desse filme para os dias atuais, podemos observar o quanto é importante o currículo na escola, que tanto serve para mudar uma realidade ou controlar e acomodar para uma realidade de sociedade desigual, onde, existem algumas instituições onde  os estudantes  são esclarecidos de seus direitos e deveres cidadãos, e aprendem a como e onde reclamarem para que eles sejam postos em prática. Além dos conteúdos cognitivos esses pontos de socialização, esclarecimento são importantissímos.