- O autor afirma que o "currículo como práxis" se diferencia do "currículo como racionalidade técnica". Explique em que consiste a concepção do currículo como práxis. Pesquise na internet, exemplos de escolas que colocam em prática esta concepção de currículo. Insira vídeos, imagens, links.
O currículo como práxis é visto a partir das ideias do autor José Pacheco em seu livro Escritos Curriculares, como sendo elaborado e discutido diante de uma problemática da localidade onde a escola esta inserida, a partir daí professores, alunos e outros membros da comunidade escolar tem um espaço para a discussão para negociar e determinar os conteúdos curriculares. A imagem base é que a escola esteja organizada para uma aprendizagem reflexiva.
Exemplo de escola que colocaram em prática a concepção de Currículo de Praxis.
A União dos Moradores, que atua com alfabetização de adultos desde 2003, em novembro de 2006 recebeu o prêmio da revista Dolce Vita na categoria “Ação em Educação & Cultura”. Esta revista identifica e reconhece através de um troféu as ações que promovem a diminuição da desigualdade social e a busca por melhores condições de vida.
O Programa Manos e Minas, da TV Cultura, exibiu uma reportagem sobre a Escola do Povo.
- Na página 46, o autor apresenta um esquema indicando os pontos de partida e de chegada do desenvolvimento curricular. Explique este esquema. A partir dele, faça um novo esquema indicando as ideias que VOCÊ considera adequadas à concepção de currículo apresentada.