sábado, 25 de junho de 2011

Relação do filme Giordano Bruno com o texto "Escritos Curriculares"



 O trecho apresentado acima do filme Giordano Bruno, retrata os desafios que os filósofos e educadores tiveram que enfrenta para desmontar o sistema que a igreja impunha sobre os estudos, o currículo das universidades era controlado diretamente pela igreja, um currículo direcionado aos poucos homens que conseguiam ter acesso a universidade, mas que eram controlados em sua formação , como diz no livro Escritos Curriculares de JOSE PACHECO onde o autor explicita que o currículo e uma definição das finalidades da educação pretendida. Então é possível imaginar o por que que a igreja controlava a Educação.   Durante muito tempo esse sistema controlou a sociedade, através da escola. 
Trazendo as reflexões desse filme para os dias atuais, podemos observar o quanto é importante o currículo na escola, que tanto serve para mudar uma realidade ou controlar e acomodar para uma realidade de sociedade desigual, onde, existem algumas instituições onde  os estudantes  são esclarecidos de seus direitos e deveres cidadãos, e aprendem a como e onde reclamarem para que eles sejam postos em prática. Além dos conteúdos cognitivos esses pontos de socialização, esclarecimento são importantissímos.

1 comentário:

  1. Parabens, Sara! Muito bom ter conseguido colocar o vídeo aqui em seu portfólio.
    Agora, o trabalho é refletir sobre o trecho do filme "Giordano Bruno", articulando-o com o capítulo do livro do José Pacheco: " O que se entende por currículo"
    Coloque suas impressões, suas ideias... Não se preocupe em "viajar", viaje bastante!! Mostre o máximo possível do que conseguiu captar nesta atividade.

    Bom trabalho!
    Ivan

    ResponderEliminar