Em toda a vivência escolar percebemos que cada professor tem o seu método de avaliar, considerando o que e importante, sem muitas vezes saber a fundo quais os verdadeiros avanços do aluno. Hoje temos muitos estudos dando ênfase em valorizar os avanços e não só os conteúdos, o que estimula muito aos alunos que não se acham capazes. A verdadeira avaliação não deve apenas ser a contagem de pontos de provas e exercícios, mas se valorizar também a participação e como o aluno interpretou e uniu ao seu cotidiano.
Em determinada disciplina a professora exigia várias resenhas e fichamentos, de textos e filmes que acabavam sendo cansativos. Muitas vezes uma aula se desligava totalmente da outra não dando continuidade, devolvia os trabalhos com notas apenas, não explicava o que era avaliado e nem o qual seria a pontuação destes. Então deparávamos com colegas que muitas vezes tinham cumprido com todos os trabalhos e tinham ficado com a nota baixa. Não valorizava a participação nas aulas e não permitia contribuições. Isso me atrapalhou muito pois os textos eram muito grandes e extremamente chatos e com linguagem muito pesada onde deveriam ser lidos com bastante calma. No final do semestre quando foi fazer contagem de pontos um resumo de um livro valeu 3 pontos, não achei justo esse tipo de avaliação.
Deixando o exemplo negativo, a professora também do 2º período, desde o inicio do semestre ela já passou um ementa com todos os textos que seriam usados, e de todos os textos teriam que ter resumos que seriam entregues no dia que o texto seria trabalho em aula, facilitava pois mesmo não tinha desculpa de não ter tempo para fazer e acabavam que todos os resumos eram entregues nos dias certos, pois você tinha um tempo hábil para criar o resumo e também ela ficava segura que todos tinham lido, e os resumos só poderiam ter uma lauda. No final teve um trabalho de conclusão de curso que valia 4 pontos e juntos os resumos valiam de 0 a 0.5 e a participação valeu 1 ponto. Valorizou as contribuições que os alunos faziam em sala de aula.
Sara, você iniciou com algumas ideias... Na primeira experiência descrita, considero que as informações precisam de maiores detalhes para entendermos como ocorria a avalição. Em relação à extensão dos textos, é importante, também, relatar de que forma eles não atingiam os objetivos definidos. É importante deixar claro como era a pontuação atribuída e se havia critérios claros para a elaboraçaõ das atividades.
ResponderEliminarBom início... Retome sua reflexão e coloque mais elementos que nos permita compreender bem sua experiência.
Grande abraço
Ivan